quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Insensato coração

Sensatez de fato nada tem a ver com estado de plenitude que os seres apaixonados se encontram. Palavras como juízo, equilíbrio, prudência, cautela, ponderação não serão encontradas nem no Aurélio se a caso um apaixonado for procurar, o bom senso fica a ver navios, e os pés, que as pessoas mais experientes tanto nos alertam para ficar em solo firme, voam mais alto que o condor dos Andes (é o 4º pássaro a voar mais alto segundo a revista SUPER INTERESSANTE, a quem interessar possa).
Insensatez de braços abertos, se me permitem dizer, é um dos melhores estados de espírito que já vivenciei! Acredito até que o coração funcione melhor diante tamanho desapego a tudo que NÃO lhe convém. Preocupações, aborrecimentos, contas a pagar, TPM, pressões e tensões escapam por uma frestinha de uma janela que o coração criou depois de uma longa conversa com a mente. Se esse diálogo, de fato, pudesse acontecer seria mais ou menos assim:

-Faz tempo que não nos falamos, você está tão bonita!- diz o coração.
-Por que vem me desconcentrar? Estou a calcular e contabilizar as despesas do mês- rebate a mente
-Mas será que você só pensa nisso? Nunca relaxa e medita, é por isso que venho batendo tão acelerado!- se descontenta o coração
-És acelerado por natureza! Não culpe o equilíbrio que venho mantendo nesse corpo, mas vamos logo com isso...que ventos sentimentais te trazem aqui?- retruca a mente
- Não se faça de desentendida! Não é só porque você é racional, prática e fria que não está percebendo o que anda acontecendo por aqui. Precisamos trabalhar juntos nisso para que tudo aconteça da forma mais leve, harmoniosa e...
-Equilibrada! Ponderada! – exclama a mente já preocupada.
-Ora! Esqueça essa sua mania de manter tudo em ordem, não é preciso de ordem agora, nem regras muito menos juízo. Sua função vai ser eliminar tudo que venha atrapalhar meu trabalho, mandar embora tudo que não seja garantia de plenitude. Posso contar com você? – propõe um coraçãozinho todo saltitante e entusiasmado.

Seria esse o acordo perfeito que garantiria a insensatez do coração. Meu coração anda assim, querendo fazer apenas o que bem quer. Parece que criou asas, e anda desvairado com um porto seguro certo. Pouco se importa com atrasos, impedimentos, barreiras, diferenças, o certo e o errado. A distância alimenta, a saudade faz arder mais, o medo de perder faz renovar.
 Ele faz e  age como quer, tanto que ele está aqui digitando essas palavras e procurando a melhor forma de dizer como amar é pura sensatez.

4 comentários:

  1. Coisas grandes, imensas e retumbantes saem de mãozinhas tão pequeninas, como armas guardadas ao coldre de cinta do xerife ou cartas marcadas, de um baralho malandro, nas mangas de um vadio.
    Esse texto é como gritar baixinho: não deixa de ser desesperado e não deixa de ser delicadeza... Lê-lo é me pegar em embaraço e me botar em um abraço.

    Sinto-me profundamente lisonjeado em ser inspir(ação) e motiv(ação), mas minha gratificação, hoje, fica por conta de ser apenas a AÇÃO: ser, estar, ficar, ouvir, cheirar, amar, viver... você.

    Lindo o texto, macaquinha!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Sou e estou completamente apaixonada pelos seus textos, por esse texto. Sempre digo o quanto eu gosto deles e você sempre me diz o quanto sou suspeita para falar, mas não ligo e digo mesmo assim! Parabéns, suas palavras a cada dia me emocionam e me orgulham.
    Quando eu crescer - se isso um dia for possível - eu quero ser que nem você. rs!

    ResponderExcluir
  3. Como disse Maiakóvski:

    "Comigo
    a anatomia ficou louca.
    Sou todo coração"

    Curta bastante!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada e apaixonada por esse blog, especialmente esse post! Entrei como quem não quer nada para saber as novidades e ver o que substituiu a titia e me deparo com esses textos surpreendentes e maravilhosos (surpreendentemente maravilhosos). A inspiração é divina. Parabéns amiga!

    ResponderExcluir